21 de mai. de 2007

DEUS DECEPÇÃO


DEUS DECEPÇÃO


Eu, cheio de preconceitos, racista!

Eu, com falsos conceitos, neo-nazista!

Eu, detestando pretos.

Eu, sem coração.

Eu, perdido num coreto Gritando: - Separação!

Eu, você, nós...

Nós todos Cheios de preconceitos,

Fugindo como se eles

Carregassem lodo.

Lodo na cor... e com petulância, arrogância

Afastando a pele irmã...mas...

Estou pensando agora

E quando chegar a minha hora ???

Meu Deus, se eu morresse amanhã

De manhã???

Numa viagem esquisita

Entre nuvens feias e bonitas

Se eu chegasse lá?

E o porteiro manco

Como os aleijados que eu gozei

Viesse abrir a porta

E eu reparasse a vista torta

Igual aquela que eu critiquei

Se sua mão tateasse pelo trinco

Como as mãos do cego que eu não ajudei?

Se a porta rangesse

Chorando os choros que provoquei?

Se uma criança me tomasse a mão

Criança como aquela que não embalei?

E me levasse por um corredor florido, colorido,

Como as flores que eu jamais dei?

Se eu sentisse o chão frio

Como dos presídios que não visitei?

Se eu visse as paredes caindo

Como das creches e asilos que não ajudei?

E se a criança tirasse corpos do caminho

Corpos que não levantei

Dando desculpas que eram bêbados

Mas eram epiléticos

Que era vagabundagem

Mas era fome.

Meu Deus!

Agora me assusta pronunciar seu nome!

E se mais pra frente a criança

Cobrisse um corpo nu

Da prostituta que eu usei

Ou do moribundo que não olhei

Ou da velha que não respeitei

Ou da mãe que não amei...

Corpo de alguém exposto

Jogado por minha causa

Porque não estendi a mão

Porque no amor fiz pausa

E dei, sei lá, só dei desgosto.

E no fim do corredor

O início da decepção!

Que raiva, que desespero

Se visse o mecânico, o operário

Aquele vizinho, o maldito funcionário

E até o padeiro

Todos sorrindo não sei de que...

Ah! Sei sim, riem da minha decepção.

Deus não está vestido de ouro

Mas como???

Está num simples trono

Simples como não fui

Humilde como não sou

Deus decepção!

Deus na cor que eu não queria

Deus cara-a-cara, face-a-face

Sem aquela imponente classe

Deus simples!

Deus negro!

Deus negro!

E eu ... Racista!

E agora???

Na terra só persegui os pretos

Não aluguei casa, não apertei a mão

Meu Deus você é negro, que desilusão!

Será que vai me dar uma morada?

Será que vai apertar minha mão?

Que nada!

Meu Deus você é negro, que decepção!

Não dei emprego, virei o rosto

E agora?

Será que vai me dar um canto?

Vai me cobrir com seu manto?

Ou vai virar o rosto

No embalo da bofetada que eu dei???

Deus, eu não podia imaginar

Por que você se fez assim?

Por que se fez preto?

Preto como o engraxate

Aquele que expulsei de frente de casa

Deus, pregaram você na cruz

E você me pregou uma peça

Eu me esforcei à beça

Em tantas coisas, e cheguei

Até a pensar em amor

Mas nunca, nunca pensei

Em adivinhar sua cor!


(Neimar de Barros)



Boa noite !!!!



Beijos de LUZ

Nenhum comentário: